NASA mostra falha que causou tremor no Haiti

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Dados coletados do espaço mostram a provável responsável pelo terremoto que atingiu o Haiti.

No dia 12 de janeiro, tremores de 7 graus devastaram a capital, Porto Príncipe. As autoridades no local estimam que o número de mortos pode chegar a 200 mil – e a cidade encontra-se em estado de caos, com falta de água, comida, medicamentos e aumento da violência.

Hoje, um novo tremor de 6 graus foi registrado no país pela manhã e, embora muitas medições falhem na previsão de tremores, dados divulgados pela NASA podem ajudar a entender as causas da tragédia.

A responsável por esses acontecimentos é, muito provavelmente, a falha Enriquillo – uma diagonal bem no centro da imagem. A capital Porto Príncipe está imediatamente à esquerda (norte) da falha, entre a montanha e o mar.

A Enriquillo geralmente se move horizontalmente à esquerda, mas movimentos verticais podem ocorrem quando irregularidades causam compressões inesperadas.

Esta imagem em 3D foi feita pré-terremoto. As cores mostram a variação de altitude, com verde escuro representando locais baixos e branco os altos.

As imagens foram produzidas durante a missão Shuttle Radar Topography (SRTM), a bordo da nave Endeavour, em 2000. Os equipamentos da nave coletaram dados topográficos que permitiram a construção do mapa 3-D.

Fonte: INFO Online


Tags: , , , ,

Deixe um comentário