Tremor de 7,2 graus atinge México e é sentido em Los Angeles

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Um terremoto de magnitude 7,2 abalou neste domingo a região da cidade de Mexicali, no Estado mexicano da Baixa Califórnia, próximo à fronteira com a Califórnia, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor foi sentido em uma ampla área do território americano, nas cidades de San Diego e Los Angeles, na Califórnia; Phoenix, Arizona (300 km a nordeste do epicentro) e Las Vegas, Nevada (460 km ao norte).

As primeiras informações davam conta de um terremoto de 6,9 graus, dado que foi atualizado pelo USGS. Não há informações sobre danos ou feridos até o momento, mas a polícia e os bombeiros de San Diego receberam diversos chamados. Em Los Angeles, autoridades inspecionaram prédios.

Segundo o canal de TV KABC, de Los Angeles, vários arranha-céus da cidade foram sacudidos com força e o corpo de bombeiros local respondeu a vários chamados para tirar pessoas presas em elevadores. Não há informações sobre feridos, danos ou cortes de energia na cidade.

“Nós sentimos a terra tremer por cerca de 30 segundos”, disse o oficial da polícia de San Diego Scott Ybarrondo à CNN. “Aqui, os quadros não chegaram a cair das paredes. Mas nós recebemos informações de que em vários outros lugares da cidade o tremor arrancou quadros das paredes”.

Segundo o Serviço Sismológico Nacional (SSN) mexicano, não houve informes de danos no país. “Até o momento não recebemos nenhum chamado avisando sobre danos. Tivemos pessoas que sentiram o sismo na Baixa Califórnia e no Estado de Sonora”, disse Adriana González, pesquisadora do SSN.

As infraestruturas de transporte, os prédios residenciais e as linhas de transmissão elétrica subterrâneas ou aéreas foram examinados para garantir a segurança. O temor tomou conta de parte dos californianos, que se preparam há anos para o “Big One”, o forte terremoto que os sismólogos consideram inevitável. O tremor foi muito forte no condado de Riverside, ao oeste de Los Angeles. Em San Diego, um grupo de religiosos abandonou uma igreja luterana no domingo de Páscoa ao sentir o tremor.

Segundo o Los Angeles Times, as atrações da Disneylândia em Anaheim foram fechadas provisoriamente. Os terremotos mais potentes dos últimos 20 anos na Califórnia remontam a 1992 e 2005. Ambos tiveram magnitude 7,2. No lado mexicano, a Baixa Califórnia sofre frequentes abalos sísmicos.

Segundo informações do USGS, o terremoto, que ocorreu às 19h40 de Brasília (15h40 local), teve o epicentro a 26 km sul-sudoeste de Guadalupe Victoria, em Baixa Califórnia, e a 64 km a sudoeste de San Luis, no Estado americano do Arizona. A profundidade do abalo foi registrado a 32,3 km.

Tremores secundários
De acordo com informações da CNN, dois tremores secundários foram sentidos na Califórnia. O primeiro, de 5,1 graus na escala Richter, abalou a região próxima a Imperial. O segundo, de 4,1 sacudiu o norte do Estado cerca de 9 minutos após o tremor principal, registrado do México.

Fonte: Terra


Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário