Asteroide passa amanhã perto da Terra

Categoria: Notícias 1 Comentário »

Asteroide passa amanhã perto da TerraUm asteroide do tamanho de um porta-aviões passa amanhã pela Terra a uma distância menor que a da órbita lunar

São Paulo — Os astrônomos estão acompanhando o asteroide YU55, que passa perto da Terra amanhã.

Segundo a Nasa, o asteroide é todo preto e tem forma quase esférica. Vai chegar a 325 mil quilômetros da Terra, 85% da distância da órbita lunar. Embora o YU55 transite regularmente perto da Terra (assim como de Vênus e de Marte), esta será sua maior aproximação, ao menos nos últimos 200 anos.

A Nasa está usando dois gigantescos radiotelescópios para observar o YU55. O primeiro, em Goldstone, na Califórnia, conta com uma antena móvel de 70 metros de diâmetro.

O segundo é o conhecido radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, com antena fixa de 305 metros de diâmetro. Com esses instrumentos, a agência espacial americana espera obter imagens detalhadas do asteroide amanhã.

As observações feitas em Arecibo mostram que o YU55 gira lentamente, com um período de rotação de cerca de 18 horas. Por causa da sua cor, descrita como “mais escura que carvão” pelos astrônomos em Porto Rico, ele não poderá ser observado facilmente por amadores. Para isso, será preciso usar um telescópio de grande abertura (15 centímetros ou mais).

A aproximação do YU55 não deve ter nenhum efeito prático na Terra. A Nasa acompanha esses corpos celestes, assim como os cometas, e procura determinar se oferecem perigo. Segundo a agência espacial, pelo menos nos próximos cem anos, não há risco de o YU55 colidir com a Terra.

A última vez em que um corpo celeste desse tamanho chegou tão perto do planeta foi em 1976. Mas, naquela época, os astrônomos não puderam prever a aproximação. Outra passagem próxima de um grande asteroide está prevista para 2028.

Fonte: Info Ciência


Tags: , , , ,

Comentários (1)

  1. Que post intrigante! Mal posso esperar para ler mais textos em seu site. Permaneça com o maravilhoso trabalho na publicação desse blog!

Deixe um comentário