Descobertos novos planetas que orbitam ao redor de dois sóis

Categoria: Notícias 1 Comentário »

Descobertos novos planetas que orbitam ao redor de dois sóis

São Paulo – Astrônomos descobriram dois novos planetas que orbitam ao redor de dois sóis, como Tatooine, do filme Star Wars. A observação do fenômeno pela missão Kepler, sonda da Nasa, consolida a suspeita de que existem milhões de galáxia com planetas em funcionamento igual ao em que cresceu o personagem Luke Skywalker.

O anúncio foi feito pela Universidade da Flórida. Durante a apresentação, foram analisados dados obtidos pela missão Kepler. Os cientistas batizaram os planetas de Kepler-34b e Kepler-35b. Os dois orbitam ao redor de uma estrela binária, em um sistema solar composto de duas estrelas, as quais orbitam ao redor de um centro de massas comum.

A instituição explicou que a descoberta do Kepler-16b, em setembro de 2011, comprovou a existência de planetas circumbinários, que já havia sido prevista há muito tempo, mas era apenas uma teoria. O Kepler-16b foi, então, batizado de Tatooine em homenagem ao planeta de Star Wars.

Achar um planeta em um sistema binário é um passo em busca de vida fora da Terra, visto que a maioria das estrelas da nossa galáxia possui uma companheira. No entanto, os planetas Kepler-34b e Kepler-35b devem ser formados por hidrogênio e quentes demais para estar em zona habitável. Os planetas podem ser considerados dois gigantes de gás de densidade baixa, comparáveis ao tamanho de Júpiter, mas com menos massa.

Kepler-34b é 24% menor que Júpiter, mas tem 78% menos massa. O planeta pode completar uma órbita em 288 dias terrestres. Já o Kepler-35b é 26% menor que Júpiter, com massa 88% menor. Além disso, ele demora 131 dias para dar uma volta completa ao redor dos dois sóis.

A missão Kepler, da Nasa, iniciada em março de 2009, acompanha mais de 150 mil estrelas e detecta a existência de um planeta a partir de uma diminuição do seu brilho, indicador de que o corpo está em sua órbita e passa na frente do astro.

Kepler é a primeira missão da Nasa capaz de observar corpos do tamanho da Terra na chamada zona habitável ao redor de uma estrela. Por isso, o objetivo da sonda é encontrar planetas do tamanho da Terra em zona habitável das órbitas das estrelas.

Fonte: Info Ciência