Atividade solar está abaixo do previsto para 2013

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

São Paulo – A Nasa anunciou que a atividade do Sol em 2013 está abaixo do previsto. Este ano é considerado o período de pico do Sol, mas a movimentação continua fraca.
O Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos. O auge desse ciclo acontece agora, em 2013. Por isso, muitos países já começaram a buscar maneiras de se preparar para uma grande tempestade solar.
As tempestades solares acontecem por causa das manchas solares, regiões onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético. Quando atingem a Terra, as tempestades podem causar danos em equipamentos eletrônicos, como satélites, GPS, além de transformadores e linhas de transmissão de alta tensão, por exemplo.
A Nasa está espantada porque a atividade do Sol em 2013 está abaixo do previsto pelos astrônomos. As manchas solares, que costumam aumentar de volume durante o pico de atividade do Sol, estão aquém dos valores registrados em 2011. Além disso, as fortes explosões na camada mais externa do Sol estão pouco frequentes.
O Observatório Solar Dinâmico (SDO) é o responsável por monitorar as movimentações no Sol. Ele fotografou algumas pequenas manchas em uma região que costuma ficar cheia de pontos escuros durante os picos de atividade.

 Apesar de a atividade do Sol ser considerada baixa, uma grande erupção solar lançou um fluxo de radiação em direção a Marte. A Nasa optou por desligar o Curiosity temporariamente para evitar danos no jipe-robô.

Fonte: Infociência


Tags: , , , ,

Deixe um comentário