Posts Tagged '21 de dezembro de 2012'

Medo do fim do mundo provoca especulação imobiliária em GO

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

 

Alguns brasileiros acreditam que o mundo vai mesmo acabar esta semana. Mais precisamente na sexta-feira, dia 21 de dezembro de 2012.

Teria chegado a hora do grande caos? Vendavais, terremotos, a natureza em fúria? A interpretação do calendário maia de que catástrofes naturais vão acontecer sexta-feira, dia 21 de dezembro, levou o prefeito de São Francisco de Paula (RS), a alertar pessoalmente a população da cidade para o risco do fim do mundo.

“Li centenas de livros, tenho uma série de informações e muito estudo em cima disso. Não vou esconder do meu povo essa informação”, diz o prefeito Décio Colla.

Em Canela, na Serra Gaúcha, uma comunidade mística vai ficar em vigília estudando o calendário maia e esperando pelo dia 21. “Essa coisa do mundo acabar é o medo agindo. O mundo de cada um pode acabar a qualquer momento”, reflete o músico Marcelo Maia.

Alto Paraíso, cidade goiana de sete mil habitantes, a 230 quilômetros de Brasília, pode triplicar sua população na semana que vem. Os visitantes acreditam que a região está protegida por causa da altitude e do subsolo rico em cristais. Será mesmo? O locutor Fábio Costa põe fogo no debate. “Eu acredito que quem está acabando com o mundo somos nós mesmos, com a poluição, com o aquecimento global”, opina ele.

Continuar lendo »


Tags: ,

Calendário Maia não tem apocalipse, diz especialista

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Calendário Maia não tem apocalipse, diz especialista

São Paulo- Uma nova interpretação do Calendário Maia descarta que a referência à data 21 de dezembro de 2012 esteja ligada ao fim do mundo.

Para Sven Gronemeyer, da Universidade La Trobe, na Austrália, os hieróglifos centenários falam sobre o retorno de uma divindade, o fim de um ciclo de 5125 anos e o início de outro – e não sobre o apocalipse.

Gronemeyer e a colega Barbara Macleod apresentaram suas conclusões durante a 7ª Mesa Redonda de Palenque, realizada em Chiapas, no México, e organizada pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do país.  O encontro, que dura até sexta-feira, discutiu diferentes avanços na decodificação das inscrições do chamado Monumento 6 de Tortuguero.

Os hieróglifos foram esculpidos no século VII pelo povo Maia, que habitou a região do México e América Central durante mais de dois mil anos. As inscrições, guardadas pelo INAH, ganharam destaque nos últimos anos por, supostamente, fazerem alusão ao fim do mundo – especialmente porque no painel direito da pedra há uma referência ao final de um ciclo de 5.125 anos.  Embora o instituto se esforce para desmentir e esclarecer esses  boatos, muitos continuam acreditando que os Maias realmente fizeram profecias apocalípticas para o ano que vem.

Continuar lendo »


Tags: , , ,