Posts Tagged 'Ambiente'

Impacto das mudanças climáticas será sentido na água, diz ONU

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

O principal impacto das mudanças climáticas será sentido no suprimento de água, e o mundo precisa aprender com cooperações passadas, como nos rios Indo ou Mekong, para evitar conflitos futuros, disseram especialistas no domingo.

Desertificação, enchentes, derretimento de geleiras, ondas de calor, ciclones e doenças transmitidas pela água, como o cólera, estão entre os impactos do aquecimento global inevitavelmente ligados à água. E a disputa pela água pode provocar conflitos.

“As principais manifestações ligadas à alta das temperaturas dizem respeito à água”, disse Zafar Adeel, presidente da ONU-Água, que coordena os trabalhos relacionados à água entre 26 agências das Nações Unidas.

“A água exerce um impacto em todas as partes de nossa vida como sociedade, sobre os sistemas naturais e os habitats”, disse ele à Reuters em entrevista telefônica. As perturbações podem ameaçar a agricultura e o suprimento de água potável, desde a África até o Oriente Médio.

“E isso gera potencial para conflitos,” disse ele. A escassez de água, como por exemplo em Darfur, no Sudão, vem sendo um fator que contribui para guerras.

Mas Adeel disse que em vários casos a água já serviu para promover cooperações. A Índia e o Paquistão colaboram para gerir o rio Indo, apesar de seus conflitos de fronteira, e Vietnã, Tailândia, Laos e Camboja cooperam na Comissão do rio Mekong.

“A água é um ótimo meio para cooperações. Costuma ser uma questão desvinculada da política e com a qual é possível trabalhar”, disse Adeel, que também é diretor do Instituto de Água, Meio Ambiente e Saúde, sediado no Canadá e pertencente à Universidade das Nações Unidas.

250 MILHÕES DE PESSOAS

As regiões que deverão ficar mais secas em função das mudanças climáticas incluem a Ásia central e o norte da África. Até o ano 2020, até 250 milhões de pessoas na África podem sofrer mais que hoje pela escassez de água, segundo o painel de especialistas climáticos da ONU.

Continuar lendo »


Tags: , , , ,

2009 foi o ano com menos desastres naturais da década, diz ONU

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

O mundo sofreu ano passado o menor número de desastres naturais em uma década, mas as inundações, secas e outras condições meteorológicas extremas continuam causando muitas mortes e perdas econômicas, apontou relatório da ONU divulgado no fim de dezembro de 2009.

No período, foram registrados 245 desastres naturais, abaixo da cifra mais alta da década, de 434 ocorrências em 2005, informou a Estratégia Internacional para a Redução de Desastres da Organização das Nações Unidas.

Os números foram divulgados na conferência internacional do clima em Copenhague, na qual 192 países tentam alcançar novos objetivos para reduzir a poluição causada pela emissão dos gases-estufa, responsáveis pela tendência a longo prazo de condições meteorológicas mais extremas.

Dos 245 desastres, 224 estavam relacionados com o clima e causaram cerca de 7.000 das 8.900 mortes, segundo dados preliminares.

Continuar lendo »


Tags: , , , , ,

Neve do Monte Kilimanjaro já não é eterna

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

O aquecimento global deve derreter toda a cobertura de neve do Monte Klimanjaro, o ponto mais alto do continente africano, em mais 20 anos. Os animais também sofrem com as alterações no clima.

O gelo também está derretendo na África. Uma informação científica chocou os africanos nesta semana. O Monte Kilimanjaro, o ponto mais alto do continente, em 20 anos não terá mais neve. Motivo: o aquecimento global.

O Kilimanjaro, com seu pico, até agora, “eternamente nevado”, é uma referência mundial da paisagem africana. O clima mais quente e seco, com menos nuvens, das últimas décadas já fez com que a cobertura de gelo do monte encolhesse 85%, desde o início do século. Analisando fotografias aéreas de várias épocas e dados sobre a espessura do manto de gelo, os pesquisadores concluíram que o belo branco do Monte Kilimanjaro terá desaparecido em 2022. Ou, no melhor dos cenários, em 2033.

E este é só um dos problemas na África. Os animais vêm sofrendo com o meio ambiente. Em 2009, centenas morreram no Quênia por causa das mudanças climáticas. Onde havia vegetação, os bichos encontraram terrenos secos e sem água. As estações do ano irregulares deixam os animais perdidos. A savana está morrendo, secando. Parques nacionais e reservas, como o Parque Kruger, na África do Sul, estão diminuindo. Os africanos perdem o verde. E os animais, o habitat.

Fonte: Fantástico


Tags: , , , , , , , , ,

Será mais um anúncio do fim dos tempos?

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Geleira de Ossoue, nos Pirineus, encolhe 34% em 30 anos.

Segundo a Agência Europeia do Meio Ambiente, o aquecimento na Europa é maior do que a média do planeta.

Na fronteira da Espanha com a França, um gigantesco lençol de gelo cobre a montanha. Para os visitantes, é um cartão postal. Para os cientistas, uma preocupação.

A geleira de Ossoue está derretendo em um ritmo cada vez maior. Nas últimas três décadas, a maior língua glacial dos Pirineus encolheu 34%. O conde Henry Russel escalou a montanha 33 vezes. Sem querer, ele deixou a maior prova do desgaste da geleira. No paredão de granito, ele escavou grutas que estavam ao nível do gelo. Depois de 120 anos, o chão está bem abaixo das cavernas.

O vilarejo de Gavarnie é o mais alto do lado francês da montanha, a 1,3 mil metros. Em novembro, as ruas costumavam estar cobertas de branco. Neste ano, a neve ainda não veio. Nós é que temos de ir ao encontro dela.

Nós estamos a 2300 metros de altitude. Agora, nessa época do ano, para ver e sentir a neve, é preciso subir. Os moradores mais antigos da região contam histórias de invernos bem mais longos e rigorosos.

Uma mulher, que nasceu no local, conta que há 30 anos vinha esquiando até a casa dela todos os dias de inverno. Agora, a neve raramente chega até esse ponto.

Segundo a Agência Europeia do Meio Ambiente, o aquecimento na Europa é maior do que a média do planeta.

Perto dali, no alto do rochedo, o pontinho branco resplandece em qualquer estação. É a imagem de Nossa Senhora das Neves. Há séculos ela protege o povo da montanha. Agora, é a própria montanha que precisa de proteção.

Fonte: Fantástico


Tags: , , , , , ,