Posts Tagged 'apocalipse'

Calendário Maia não tem apocalipse, diz especialista

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Calendário Maia não tem apocalipse, diz especialista

São Paulo- Uma nova interpretação do Calendário Maia descarta que a referência à data 21 de dezembro de 2012 esteja ligada ao fim do mundo.

Para Sven Gronemeyer, da Universidade La Trobe, na Austrália, os hieróglifos centenários falam sobre o retorno de uma divindade, o fim de um ciclo de 5125 anos e o início de outro – e não sobre o apocalipse.

Gronemeyer e a colega Barbara Macleod apresentaram suas conclusões durante a 7ª Mesa Redonda de Palenque, realizada em Chiapas, no México, e organizada pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do país.  O encontro, que dura até sexta-feira, discutiu diferentes avanços na decodificação das inscrições do chamado Monumento 6 de Tortuguero.

Os hieróglifos foram esculpidos no século VII pelo povo Maia, que habitou a região do México e América Central durante mais de dois mil anos. As inscrições, guardadas pelo INAH, ganharam destaque nos últimos anos por, supostamente, fazerem alusão ao fim do mundo – especialmente porque no painel direito da pedra há uma referência ao final de um ciclo de 5.125 anos.  Embora o instituto se esforce para desmentir e esclarecer esses  boatos, muitos continuam acreditando que os Maias realmente fizeram profecias apocalípticas para o ano que vem.

Continuar lendo »


Tags: , , ,

Veja 10 previsões de apocalipse furadas

Categoria: Profecias 1 Comentário »

O homem imagina há milênios como será o apocalipse. De tempos em tempos surge uma nova teoria, com fundamento ou não, de como será o nosso fim. Contudo, algumas acabam falhando totalmente e, após provocar pânico em algumas pessoas, viram piada. Conheça algumas das teorias apocalípticas mais furadas da história.

Veja 10 previsões de apocalipse furadas

01) William Miller, fazendeiro americano, estudou a Bíblia por anos e concluiu que o tempo escolhido por Deus para destruir o mundo poderia ser previsto graças a uma interpretação estritamente literal do livro sagrado. Disse que o mundo acabaria em algum momento entre o dia 21/03/1843 e 21/03/1844. A notícia se espalhou, criando seguidores, que ficaram conhecidos como Millerites. Eles decidiram que a data do fim seria 23/04/1843. Após o mundo seguir existindo, o grupo se dissolveu.

02) Joseph Smith, fundador da igreja Mórmon, convocou reunião com os líderes da igreja em fevereiro de 1835. Nela, anunciou que tinha falado com Deus e que Ele havia revelado que Jesus Cristo retornaria em alguma data dentre os 56 anos seguintes. A partir da data do retorno, o fim do mundo seria iniciado.

03) Em 1881, um astrônomo descobriu que as caudas de cometas eram compostas por um gás mortal conhecido como cianeto. Não muito interesse surgiu com a notícia, até que alguém percebeu que o cometa Halley passaria pela Terra em 1910. Então surgiu a dúvida: “todos no planeta seriam atingidos por um gás mortal?”. O jornal The New York Times publicou a especulação, o que gerou pânico no país e no exterior, que só acabou com o anúncio de cientistas de que nada havia para temer.

04) Em maio de 1980, o fundador da Coalização Cristã, Pat Robertson, disse em seu programa de televisão que sabia quando o mundo ia acabar. Segundo ele, até o final de 1982 o planeta teria seu fim. Não teve.

Continuar lendo »


Tags: , , , , ,