Posts Tagged 'astronomia'

Amador descobre gigantesca explosão estelar do quintal de casa

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Um amador fez observações do que já é considerada a maior descoberta da astronomia da Irlanda. Dave Grennan, um desenvolvedor de softwares de 39 anos, observou uma gigantesca explosão estelar, evento conhecido como supernova, do quintal de casa, em Dublin. As informações são do site do jornal The Independent.

Supernovas – gigantescas explosões no final da vida de estrelas supermassivas e que podem destruir outras estrelas e planetas relativamente próximos – não são novidade na astronomia, mas é a primeira vez que uma destas é descoberta a partir de observações feitas em solo irlandês.

“Estamos observando um evento que ainda está se desdobrando, mas que começou há 300 milhões de anos”, diz Grennan à reportagem. O objeto cósmico recebeu o nome de 2010ik após ser confirmado seu status de supernova por instituições internacionais de astronomia.

Conforme a reportagem, Grennan tem vasculhado os céus há anos e já havia descoberto dois asteroides. “Eu me pergunto se existiam pobres almas vivendo em planetas ao redor da estrela quando ela explodiu. Nunca saberemos”, diz o astrônomo amador.

Fonte: Terra


Tags: , , , ,

Nem estrela nem planeta, telescópio descobre objeto inclassificável

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

O telescópio espacial Kepler, da Nasa, detectou dois objetos astronômicos que não se encontram em nenhuma categoria conhecida por astrônomos.

Apresentadas no dia5 de janeiro na reunião da Sociedade Americana de Astronomia (AAS, na sigla em inglês), essas entidades que orbitam estrelas são quentes demais para serem planetas, mas muito pequenas para serem consideradas outras estrelas. A temperatura nesses corpos celestes ultrapassa 14 mil graus Celsius.

As principais teorias para a natureza dos objetos englobam os dois extremos do ciclo de vida cósmico. Jason Rowe, responsável pela descoberta, sugere que eles são planetas recém-nascidos, onde normalmente a temperatura é alta.

Já Ronald Gilliland, do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial, diz acreditar que os misteriosos objetos sejam estrelas do tipo das anãs brancas que estão morrendo, perdendo camadas exteriores e encolhendo.

Projetado para localizar objetos semelhantes à Terra, o Kepler já achou, em seis semanas de operação, cinco planetas fora do Sistema Solar. Todos porém, são grandes e quentes, mais parecidos com Júpiter.

O menor deles tem aproximadamente o tamanho de Netuno, o quarto maior planeta do Sistema Solar. De acordo com o chefe da divisão de astrofísica da Nasa, Jon Morse, “é apenas questão de tempo até que as observações do Kepler levem a planetas menores e com períodos mais longos de órbita, aproximando-se cada vez mais da descoberta do primeiro deles análogo à Terra”.

Fonte: Folha Online – Ciência


Tags: , , , , , ,

National Geographic estreia ’2012: Fim do Mundo’ dia 22

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

O National Geographic Channel (NGC) de Portugal vai estrear este domingo, às 22:00 horas, o documentário “2012: Fim do Mundo”, que chega pouco tempo depois do filme “2012″, de Roland Emmerich.

A produção analisa as profecias Maias, segundo as quais, no dia 21 de Dezembro de 2012, «uma catástrofe natural de proporções incalculáveis irá destruir o mundo e acabar com a humanidade», segundo o divulgado em comunicado.

O programa vai colocar a questão: “Haverá algum fundamento científico para explicar estas premonições ou será que não passa de uma boa ideia para um filme e documentário apocalípticos?”.

À luz da ciência moderna, o geólogo Maloof, de Princeton, analisa estas profecias viajando a diferentes locais, como os templos Maias de Yucatan, no México; ou o grande deserto australiano.

A produção conta com animações digitais e entrevistas a a cientistas no campo da geologia, antropologia e astronomia.

Em Portugal, o canal está disponível nos operadores AR Telecom, Cabovisão, Clix SmarTV, MEO, Vodafone Casa TV e ZON TVCabo.


Tags: , , , , , ,