Posts Tagged 'Calendário Maia'

Nasa teme suicídios e nega o fim do mundo

Categoria: Notícias 2 Comentários »

São Paulo – A Nasa não para de receber cartas de pessoas preocupadas com o fim do mundo em 21 de dezembro de 2012. Por isso, os cientistas fizeram uma conferência online na quarta-feira (28) para acalmar a população mundial e evitar suicídios quando a data chegar.

Além da recente conferência, a Nasa toca uma página na internet onde cientistas respondem as perguntas de internautas e desmentem que haja indícios de que um fim do mundo esteja próximo. Dr. David Morrison, cientista Sênior do Instituto de Astrobiologia da Nasa, é o responsável por responder muitas questões.

Segundo a BBC, o cientista conta que muitas pessoas pensam em suicídio. Ele mencionou um casal que teria manifestado a intenção de matar até os filhos para que eles não presenciassem o apocalipse. Morrison destacou também estar preocupado com crianças que escrevem porque estão com medo e não conseguem dormir ou comer.

>> Por que as pessoas creem no fim do mundo?

Morrison já responde as perguntas de internautas preocupados com o fim do mundo há mais de cinco anos. Apesar disso, ele conta que recebe ao menos 5 e-mails por dia que o perguntam se o mundo vai mesmo acabar em dezembro. Para ele, o que é piada para muitos e um mistério para outros tem preocupado muita gente. Por isso, a Nasa tem o cuidado de ajudar a população.

Calendário maia - Um dos rumores mais difundidos atualmente justifica a crença de que o mundo acabará no dia 21 de dezembro por ser a última data do calendário da civilização maia. O calendário Tzolkin, um dos 20 cálculos de tempo usados pelos maias, afirma que 2012 põe um fim ao que chamam de “a conta longa”, um ciclo de tempo que começou em 3113 a.C.

Continuar lendo »


Tags: , , , ,

Calendário Maia não tem apocalipse, diz especialista

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Calendário Maia não tem apocalipse, diz especialista

São Paulo- Uma nova interpretação do Calendário Maia descarta que a referência à data 21 de dezembro de 2012 esteja ligada ao fim do mundo.

Para Sven Gronemeyer, da Universidade La Trobe, na Austrália, os hieróglifos centenários falam sobre o retorno de uma divindade, o fim de um ciclo de 5125 anos e o início de outro – e não sobre o apocalipse.

Gronemeyer e a colega Barbara Macleod apresentaram suas conclusões durante a 7ª Mesa Redonda de Palenque, realizada em Chiapas, no México, e organizada pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do país.  O encontro, que dura até sexta-feira, discutiu diferentes avanços na decodificação das inscrições do chamado Monumento 6 de Tortuguero.

Os hieróglifos foram esculpidos no século VII pelo povo Maia, que habitou a região do México e América Central durante mais de dois mil anos. As inscrições, guardadas pelo INAH, ganharam destaque nos últimos anos por, supostamente, fazerem alusão ao fim do mundo – especialmente porque no painel direito da pedra há uma referência ao final de um ciclo de 5.125 anos.  Embora o instituto se esforce para desmentir e esclarecer esses  boatos, muitos continuam acreditando que os Maias realmente fizeram profecias apocalípticas para o ano que vem.

Continuar lendo »


Tags: , , ,