Posts Tagged 'cavernas'

Espanhóis criam bunkers para se proteger do ‘fim do mundo’

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Espanhóis criam bunkers para se proteger do ‘fim do mundo’

O interior do bunker

Um grupo de pessoas na Espanha se juntou para construir abrigos em diferentes pontos do país para se proteger do que eles acreditam que será o fim do mundo, na data profetizada pelos maias, 2012.

Não importa se a profecia falhar: eles têm certeza de que diante das mudanças climáticas, dos desastres naturais, da instabilidade das manchas solares e da ameaça nuclear, convém ter um refúgio.

“Não somos apocalípticos, mas queremos evitar os riscos. Um país como a Espanha, que tem centrais nucleares que são alvo da al-Qaeda, não conta com um nível de segurança muito alto diante de uma grande catástrofe”, explicou à BBC o presidente do Grupo de Sobrevivência da Espanha 2012 (GSE), Jonatan Bosque.

“Na Suíça, toda nova construção vem com seu bunker. Aqui, quem tem este tipo de refúgio são pessoas endinheiradas. Somos uma organização não-lucrativa e o que queremos é que os bunkers estejam ao alcance de todos”, acrescentou.

Continuar lendo »


Tags: , , , , , , , ,

Será mais um anúncio do fim dos tempos?

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Geleira de Ossoue, nos Pirineus, encolhe 34% em 30 anos.

Segundo a Agência Europeia do Meio Ambiente, o aquecimento na Europa é maior do que a média do planeta.

Na fronteira da Espanha com a França, um gigantesco lençol de gelo cobre a montanha. Para os visitantes, é um cartão postal. Para os cientistas, uma preocupação.

A geleira de Ossoue está derretendo em um ritmo cada vez maior. Nas últimas três décadas, a maior língua glacial dos Pirineus encolheu 34%. O conde Henry Russel escalou a montanha 33 vezes. Sem querer, ele deixou a maior prova do desgaste da geleira. No paredão de granito, ele escavou grutas que estavam ao nível do gelo. Depois de 120 anos, o chão está bem abaixo das cavernas.

O vilarejo de Gavarnie é o mais alto do lado francês da montanha, a 1,3 mil metros. Em novembro, as ruas costumavam estar cobertas de branco. Neste ano, a neve ainda não veio. Nós é que temos de ir ao encontro dela.

Nós estamos a 2300 metros de altitude. Agora, nessa época do ano, para ver e sentir a neve, é preciso subir. Os moradores mais antigos da região contam histórias de invernos bem mais longos e rigorosos.

Uma mulher, que nasceu no local, conta que há 30 anos vinha esquiando até a casa dela todos os dias de inverno. Agora, a neve raramente chega até esse ponto.

Segundo a Agência Europeia do Meio Ambiente, o aquecimento na Europa é maior do que a média do planeta.

Perto dali, no alto do rochedo, o pontinho branco resplandece em qualquer estação. É a imagem de Nossa Senhora das Neves. Há séculos ela protege o povo da montanha. Agora, é a própria montanha que precisa de proteção.

Fonte: Fantástico


Tags: , , , , , ,