Posts Tagged 'cientistas'

Cientistas detectam maior emissão de energia de um buraco negro

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

São Paulo – Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) descobriram a maior ejeção de matéria já registrada vinda de um buraco negro. A observação foi feita com ajuda do telescópio óptico Very Large Telescope, o VLT.

O VLT registrou o jato mais energético já visto em um quasar. Os quasares são núcleos galácticos extremamente brilhantes, alimentados por um buraco negro de elevada massa. Muitos deles liberam grandes quantidades de material para as galáxias hospedeiras. Essa expulsão de matéria desempenha um papel fundamental na evolução das galáxias. No entanto, os jatos dos quasares observados até então não eram tão potentes.

O estudo observou um destes objetos energéticos, conhecido por SDSS J1106+1939. Embora os buracos negros sejam conhecidos por atraírem material, a maioria dos quasares também acelera a matéria em torno de si mesmo e a ejeta depois a altas velocidades. Isso explica como uma grande quantidade de material energético pode sair de um buraco negro.

O jato de matéria recém-descoberto está a cerca de mil anos-luz de distância de um buraco negro de elevada massa. Além disso, ele é considerado o mais energético já observado, com pelo menos cinco vezes mais energia do que qualquer outro.

Continuar lendo »


Tags: , ,

Fim do mundo está confirmado, mas não para 2012

Categoria: Informações Escreva um comentário »

Fim do mundo está confirmado, mas não para 2012

Previsão de cientistas é de que em 1 bilhão de anos a Terra esteja quente demais para permitir a vida

Temores sobre o fim do mundo não são tão infundados quanto parecem, mas são precipitados. Sim, a vida na Terra será extinta, mas isso só deve acontecer daqui a cerca de 1 bilhão de anos.Quando o Sol chegar a uma avançada idade estelar, o grande aumento de sua temperatura tornará a vida na Terra insustentável.
“Faz parte da evolução das estrelas do tipo do Sol. Quando o hidrogênio de seu núcleo vai acabando, a consequência é a estrela aumentar. Isso interfere em seu brilho e na energia que chega à Terra”, diz Gustavo Rojas, astrofísico da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
As estrelas são astros compostos de vários gases incandescentes, principalmente hidrogênio. No núcleo os átomos colidem em um ambiente de alta pressão, provocando a fusão nuclear, processo que cria muita energia, permite que a estrela tenha um tamanho estável e gera hélio. No entanto quando o hidrogênio no núcleo solar se esgotar, o Sol vai se contrair por conta de sua própria gravidade, o que elevará a temperatura do núcleo o suficiente para iniciar a fusão do hélio.

Tags: , , , , ,

Achado “oceano” de água em torno de estrela

Categoria: Notícias Escreva um comentário »
Ilustração do vapor ao redor do disco de poeira: futuro sistema planetário que pode conter água

São Paulo- Uma grande quantidade de água, na forma de vapor, foi encontrada em torno de uma estrela próxima à Terra, a apenas 175 anos-luz.

A Nasa descreve a descoberta inédita como o equivalente a milhares de oceanos no espaço – uma vez que a quantidade de água seria milhares de vezes a do nosso planeta. Além disso, ela seria um indício de que mundos cobertos de água são abundantes no universo.

A grande quantidade de vapor frio envolve o disco de poeira em torno da estrela TW Hydrae, um jovem astro de apenas 10 milhões de anos, menor e mais frio do que o Sol.  Esse disco deve, nos próximos milhões de anos, dar origem a planetas, asteroides e outros corpos, formando um sistema planetário. Nas regiões mais distantes do disco, acredita-se que as partículas de poeira e gelo devem se unir formando cometas.

Cientistas já haviam encontrado vapor de água quente em discos formadores de planetas como este, mas evidências de água nas regiões distantes do disco, as áreas formadoras de cometas, eram desconhecidas. Quanto mais água disponível no disco para a formação de cometas com gelo, maiores as chances de que grandes quantidades de água sejam depositadas, por meio de impactos, em planetas.

Continuar lendo »


Tags: , , , ,