Posts Tagged 'colisão'

Colisão vai por fim a Via Láctea em 4 bi de anos

Categoria: Informações 1 Comentário »

São Paulo – Um estudo feito com ajuda do Telescópio Hubble, da Nasa, descobriu que em quatro bilhões de anos, a Via Láctea deixará de existir. Segundo os cientistas, outra galáxia irá colidir com a nossa.

Essa galáxia, a Andrômeda, tem o mesmo tamanho da Via Láctea e está a 2,5 milhões de anos-luz de distância. Isso a torna a galáxia mais próxima da nossa. Acontece que ela caminha para uma inevitável colisão frontal com a Via Láctea.

Nos dois bilhões de anos seguintes após a batida, uma única galáxia será formada. Essa colisão entre a Via Láctea e Andrômeda deve ejetar o Sistema Solar para fora da posição atual, a 26.000 anos-luz do centro da galáxia. Com isso, o Sol pode ir para bem longe da Via Láctea. Porém, a Terra não está em perigo, segundo a Nasa.

Quando essa colisão acontecer, um novo corpo galáctico irá surgir a partir da união de Andrômeda com a Via Láctea. Segundo cálculos astronômicos, essa nova galáxia terá forma elíptica, ao invés do atual formato espiral da Via Láctea.

Continuar lendo »


Tags: , , , ,

Supertelescópio enxerga colisão de galáxias

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Supertelescópio enxerga colisão de galáxias

São Paulo- O mais complexo observatório astronômico terrestre já construído foi oficialmente inaugurado- e já revelou sua primeira imagem: detalhes impressionantes da colisão das galáxias Antennae.

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), é um telescópio ainda em construção no Chile que, em 2013, terá 66 antenas ao longo de 16 km funcionando como um único equipamento. Atualmente, 1/3 delas já observa o universo com comprimentos de onda mil vezes maiores do que a luz visível.

Essas ondas longas permitem enxergar objetos extremamente frios e distantes no espaço.

A qualidade da imagem deve melhorar consideravelmente quando o ALMA estiver pronto, mas seu supercomputador capaz de fazer 17 quadrilhões de operações por segundo já revelou a primeira imagem, com detalhes que não podem ser vistos em luz visível ou infravermelho.

Continuar lendo »


Tags: , , , , ,

Amadores registram colisões de cometas em Júpiter

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

A Nasa – a agência espacial americana – divulgou em Setembro duas imagens registradas por astrônomos amadores de cometas atingindo o planeta Júpiter. As imagens foram registradas em junho e agosto e mostram bolas de fogo criadas pela colisão dos objetos no gigantesco planeta gasoso. As informações são da agência AP.

Amadores registraram momento em que cometas atingiram o planeta gigante

Segundo a agência, a imagem da esquerda foi registrada por Anthony Wesley, morador de Broken Hill, na Austrália, em 3 de junho. Ele utilizou um telescópio de 37 cm. A bola de fogo aparece na direita do planeta como um pequeno ponto.

O segundo registro foi feito por Masayuki Tachikawa, de Kumamoto, no Japão, em 20 de agosto. A colisão aparece na região superior direita, próxima ao centro de Júpiter.

Fonte: Terra Notícias


Tags: , , , , ,