Posts Tagged 'fotossíntese'

Organismos sobrevivem ao fim do mundo

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

As previsões mais catastróficas da ficção científica descrevem a aniquilação da Terra pela chegada de um grande asteróide.

O impacto da colisão não seria a única causa da destruição, pois toneladas de poeira seriam lançadas na atmosfera, formando uma camada que bloquearia os raios solares e mergulharia o planeta em uma grande noite. Acabando com a base da cadeia alimentar – as plantas, que dependem do Sol para realizar fotossíntese – , as espécies do planeta azul estariam condenadas.

Neste cenário terrível, no entanto, alguns microorganismos, capazes de mudar a forma que se alimentam para sobreviver, conseguiriam garantir a continuidade da vida.

A descoberta foi feita pela equipe de Charles Cockell, da Open University, em Milton Keynes, Reino Unido. Em laboratório, eles simularam os seis meses de escuridão que sucederiam tal evento, bem como os meses de pouca luz que viriam em seguida.

Diferentes colônias foram estudadas: a de organismos autótrofos (que conseguem produzir seu próprio alimento a partir de matéria inorgânica, como as plantas que realizam fotossíntese); e a de organismos mixótrofos (aqueles que se nutrem diretamente de matéria orgânica, mas que também são capazes de realizar fotossíntese).

Os mixótrofos conseguiram sobreviver a seis meses de escuridão utilizando carbono orgânico dissolvido, que pode ser liberado pela biomassa de outros organismos mortos. Eles não só aumentaram sua taxa de alimentação, como inclusive aumentaram a população. Por outro lado, as espécies autótrofas, que dependem exclusivamente da luz para gerar energia, morreram. Os poucos sobreviventes, que entraram em estado de dormência na escuridão, foram capazes de voltar à ativa assim que um pouco de luz começou a penetrar no ambiente.

Quando isso aconteceu, o mixótrofos voltaram a também fazer uso da luz como forma de produzir alimento, provando que a volta da fotossíntese após uma catástrofe de grandes proporções pode ser relativamente rápida. Os autores do experimento sugerem que, nessas condições, os organismos mixótrofos teriam importante papel na manutenção na resistência da biosfera fotossintética.

O estudo foi publicado na astrobiology.

Fonte: NFO Online


Tags: , , , , , ,