Posts Tagged 'galáxias'

Galáxia 2 mil vezes maior que a Via Láctea é descoberta

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Paris – O telescópio da Agência Espacial Europeia (ESA) descobriu uma nova galáxia que fabrica estrelas a uma velocidade 2 mil vezes superior a da Via Láctea, o que questiona as teorias atuais sobre a evolução de nossa nebulosa.

A nova galáxia, denominada HFLS3 e observada quando o Universo tinha menos de 1 bilhão de anos frente aos atuais 13.810 bilhões de anos, parece pouco mais do que um ponto na imagem capturada pelo telescópio espacial, disse nesta quarta-feira a ESA em comunicado.

Mas sua “decepcionante aparência” não deve ser enganosa, pois “essa pequena mancha é na realidade uma fábrica de estrelas que transforma furiosamente o gás em novas estrelas”.

Apesar de sua curta idade, a galáxia recém-descoberta pelos cientistas tinha então uma massa similar a da Via Láctea na atualidade, por isso que deduzem que com outros 13 bilhões de anos de crescimento poderia ter se transformado na “galáxia de maior massa conhecida no Universo”.

Essa dedução implica em um enigma pois, segundo as teorias que atualmente são feitas pelos especialistas sobre a evolução das galáxias, nenhuma deveria ter essa massa em um curto período de tempo- em escala espacial – desde a explosão do Big Bang.

Continuar lendo »


Tags: , ,

Supertelescópio enxerga colisão de galáxias

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Supertelescópio enxerga colisão de galáxias

São Paulo- O mais complexo observatório astronômico terrestre já construído foi oficialmente inaugurado- e já revelou sua primeira imagem: detalhes impressionantes da colisão das galáxias Antennae.

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), é um telescópio ainda em construção no Chile que, em 2013, terá 66 antenas ao longo de 16 km funcionando como um único equipamento. Atualmente, 1/3 delas já observa o universo com comprimentos de onda mil vezes maiores do que a luz visível.

Essas ondas longas permitem enxergar objetos extremamente frios e distantes no espaço.

A qualidade da imagem deve melhorar consideravelmente quando o ALMA estiver pronto, mas seu supercomputador capaz de fazer 17 quadrilhões de operações por segundo já revelou a primeira imagem, com detalhes que não podem ser vistos em luz visível ou infravermelho.

Continuar lendo »


Tags: , , , , ,