Posts Tagged 'haiti'

NASA mostra falha que causou tremor no Haiti

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Dados coletados do espaço mostram a provável responsável pelo terremoto que atingiu o Haiti.

No dia 12 de janeiro, tremores de 7 graus devastaram a capital, Porto Príncipe. As autoridades no local estimam que o número de mortos pode chegar a 200 mil – e a cidade encontra-se em estado de caos, com falta de água, comida, medicamentos e aumento da violência.

Hoje, um novo tremor de 6 graus foi registrado no país pela manhã e, embora muitas medições falhem na previsão de tremores, dados divulgados pela NASA podem ajudar a entender as causas da tragédia.

A responsável por esses acontecimentos é, muito provavelmente, a falha Enriquillo – uma diagonal bem no centro da imagem. A capital Porto Príncipe está imediatamente à esquerda (norte) da falha, entre a montanha e o mar.

A Enriquillo geralmente se move horizontalmente à esquerda, mas movimentos verticais podem ocorrem quando irregularidades causam compressões inesperadas.

Continuar lendo »


Tags: , , , ,

Confira os terremotos mais graves dos últimos 20 anos

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

O Haiti, país mais pobre da América, sofreu hoje um terremoto de 7 graus na escala Richter. As consequências ainda são desconhecidas devido às dificuldades de comunicação, mas, segundo previsões, serão catastróficas. Embora até o momento não tenha sido feito um reporte oficial de vítimas ou danos materiais, a comunidade internacional, que já começa a anunciar o envio de ajudas humanitárias, teme uma tragédia de grandes proporções perante a precariedade das edificações no Haiti.

O sismo, que também foi sentido na República Dominicana e em Cuba, aconteceu às 19h53 pelo horário de Brasília e o epicentro estava 15 quilômetros a sudoeste de Porto Príncipe, capital do país. Depois foram registradas três réplicas, de 5,9, 5,5 e 5,1 graus.

Confira alguns dos terremotos mais graves ocorridos no mundo nos últimos 20 anos:

16 julho 1990: Manila e várias províncias de Luzon, Filipinas, são atingidas por um terremoto de 7,7 graus na escala Richter, que deixa 1.597 mortos.

20 outubro 1991: Cerca de 2 mil pessoas morrem em um terremoto de 6,1 graus Richter em Uttar Pradesh, norte da Índia.

22 março 1992: O leste da Turquia é arrasado por um abalo de 6,3 graus. O balanço foi de mil de vítimas fatais e 50 mil pessoas desabrigadas.

13 dezembro 1992: A Ilha de Flores, Indonésia, é atingida por um tremor de 7,5 graus, que mata cerca de 2,5 mil pessoas.

30 setembro 1993: Um total de 7.601 mortos e 15.846 feridos por um terremoto de 6,4 graus no Estado indiano de Maharashtra.

17 janeiro 1995: Um tremor de terra de 7,2 graus deixa 6,4 mil vítimas fatais na cidade de Kobe, oeste do Japão.

28 maio 1995: Um abalo de 7,5 graus deixa 1.989 mortos na cidade de Neftegorsk, norte da ilha de Sakhalin, extremo oriente da Rússia.

28 fevereiro 1997: Mil vítimas é o balanço de um terremoto de 5,5 graus no noroeste do Irã.

10 maio 1997: O leste do Irã, especialmente a província de Khorasan, é devastado por um abalo de 7,1 graus, que mata 1.560 pessoas.

Continuar lendo »


Tags: , , ,