Posts Tagged 'magnitude'

Tremores moderados abalam costa da Nicarágua

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Dois tremores moderados, de magnitude 4,9 e 4,5 na escala Richter, abalaram neste sábado a costa do Pacífico da Nicarágua (na América Central), sem deixar vítimas e danos materiais.

O Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter) informou que o primeiro tremor foi às 14h52 (17h52, Brasília) e teve epicentro a 110 km de Manágua, perto do balneário de Masachapa, no Pacífico. Já o segundo ocorreu às 15h03 (18h03) e teve epicentro a 107 km de Manágua, na mesma região que o primeiro, o mais forte dos dois.

Fonte: Terra

 


Tags: , , , ,

Terremoto de magnitude 5,1 sacode sul do México

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Um tremor de 5,1 graus sacudiu na manhã desta sexta a costa do Pacífico do Estado mexicano de Oaxaca sem deixar vítimas ou danos materiais, informou o Serviço Sismológico Nacional.

O terremoto ocorreu às 05h01 (10h01 GMT) e seu epicentro foi 45 km a sudoeste da localidade de Pinotepa Nacional, com 26 mil habitantes, indicou a entidade sismológica.

Fonte: Terra

 


Tags: , , , ,

Terremoto de magnitude 4,4 atinge o leste de Cuba

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Um terremoto de magnitude 4,4 graus na escala Richter abalou na noite de sexta-feira quatro das cinco províncias do leste de Cuba, sem causar vítimas ou danos materiais, informou nesta terça-feira a Defesa Civil (DC).

O epicentro do tremor foi localizado 35 km a sudeste do povoado de La Plata, província de Santiago de Cuba, a uma profundidade de 10 km, assinalou DC, em nota publicada apenas hoje no jornal oficial Granma.

Font: Terra

 


Tags: , , , ,

Terremoto de magnitude 7,1 atinge ilhas Salomão, no Pacífico

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu as ilhas Salomão neste domingo, registrou o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), mas não havia informações imediatas sobre danos ou vítimas.

Segundo o USGS, o epicentro do terremoto, a 52 quilômetros de profundidade, foi 97 quilômetros a sudoeste de Kira Kira, nas ilhas Salomão, no oceano Pacífico. O evento ocorreu às 20h40 no horário local (6h40 horário de Brasília).

Funcionários de uma rede de comunicações das ilhas Salomão, contactados por telefone desde Sydney, na Austrália, disseram que não tinham conhecimento de qualquer morte ou dano causado pelo terremoto, mas que alguns moradores de uma ilha próxima subiram para terras mais altas com medo de um tsunami.

Fonte: Terra


Tags: , , , , ,

Terremoto de magnitude 4 abala Costa Rica

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Um terremoto de 4 graus na escala Richter abalou nesta quinta-feira a costa do Pacífico da Costa Rica, sem deixar vítimas ou danos, informou hoje o Observatório Vulcanológico e Sismológico (Ovsicori) do país.

O tremor, a 12 quilômetros de profundidade, aconteceu às 14h37 (17h37, Brasília) perto da costa de Quepos, na província de Puntarenas (100 quilômetros da capital San José).

O terremoto de hoje foi o segundo registrado em abril na Costa Rica. No último dia 1º, um abalo de 5,2 graus na escala Richter, com epicentro em Puerto Cortez (300 quilômetros de San José), também não gerou danos.

Fonte: Terra


Tags: , , , , ,

Tremor de 4 graus na escala Richter sacode o sul do Peru

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Um tremor de 4 graus de magnitude na escala Richter sacudiu nesta segunda-feira a região de Ica, no litoral sul do Peru, no entanto ainda não há notícias de mortos nem danos materiais. O epicentro do tremor ficou 29 quilômetros a sudoeste da cidade de Ica a cerca de 54 quilômetros de profundidade, informou o Instituto Geofísico do Peru (IGP).

O terremoto, registrado às 13h09 local (17h09, Brasília) foi sentido em Ica com uma intensidade de 2 a 3 graus na escala modificada de Mercalli e de 2 na mesma escala na localidade de Tinguiña, acrescentou a IGP.

A costa sul do Peru foi devastada em agosto de 2007 por um terremoto de 7,9 graus na escala Richter que deixou 595 mortos, mais 300 desaparecidos e 75 mil casas destruídas. Esta zona ainda está em processo de reconstrução.

O Peru se encontra situado na zona conhecida como Cinto de Fogo do Oceano Pacífico, onde se registram 85% da atividade sísmica mundial.

Fonte: Terra


Tags: , , , , , ,

Califórnia registra mais de cem réplicas após tremor no México

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

A região do sul da Califórnia já teve mais de uma centena de tremores secundários desde o terremoto de 7,2 graus Richter que estremeceu a região na fronteira com o México, informou nesta segunda-feira o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

A agência, com sede em Golden (Colorado), indicou que o movimento mais recente com uma magnitude acima de 3 graus ocorreu às 11h34 em Brasília e seu centro, a 3,3 km de profundidade, foi a 24 km ao sudoeste de Seeley e 25 km ao sudeste de Ocotillo, na Califórnia.

Uma hora antes na mesma região ocorreu um tremor de 5,1 graus, informou o USGS. Não há informações sobre mortos nos Estados Unidos por causa do sismo que sacudiu o Estado mexicano da Baixa Califórnia. Duas pessoas e mais de 200 ficaram feridas, segundo as autoridades do país.

“Estes tremores secundários são típicos após um terremoto com uma magnitude de 7,2 graus”, disse ao jornal Los Angeles Times, a técnica Kate Hutton, da Universidade Tecnológica da Califórnia.

Continuar lendo »


Tags: , , , , ,

Tremor de 7,2 graus atinge México e é sentido em Los Angeles

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Um terremoto de magnitude 7,2 abalou neste domingo a região da cidade de Mexicali, no Estado mexicano da Baixa Califórnia, próximo à fronteira com a Califórnia, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor foi sentido em uma ampla área do território americano, nas cidades de San Diego e Los Angeles, na Califórnia; Phoenix, Arizona (300 km a nordeste do epicentro) e Las Vegas, Nevada (460 km ao norte).

As primeiras informações davam conta de um terremoto de 6,9 graus, dado que foi atualizado pelo USGS. Não há informações sobre danos ou feridos até o momento, mas a polícia e os bombeiros de San Diego receberam diversos chamados. Em Los Angeles, autoridades inspecionaram prédios.

Segundo o canal de TV KABC, de Los Angeles, vários arranha-céus da cidade foram sacudidos com força e o corpo de bombeiros local respondeu a vários chamados para tirar pessoas presas em elevadores. Não há informações sobre feridos, danos ou cortes de energia na cidade.

“Nós sentimos a terra tremer por cerca de 30 segundos”, disse o oficial da polícia de San Diego Scott Ybarrondo à CNN. “Aqui, os quadros não chegaram a cair das paredes. Mas nós recebemos informações de que em vários outros lugares da cidade o tremor arrancou quadros das paredes”.

Segundo o Serviço Sismológico Nacional (SSN) mexicano, não houve informes de danos no país. “Até o momento não recebemos nenhum chamado avisando sobre danos. Tivemos pessoas que sentiram o sismo na Baixa Califórnia e no Estado de Sonora”, disse Adriana González, pesquisadora do SSN.

Continuar lendo »


Tags: , , , , , , , ,