Posts Tagged 'Pacífico'

Tremores moderados abalam costa da Nicarágua

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Dois tremores moderados, de magnitude 4,9 e 4,5 na escala Richter, abalaram neste sábado a costa do Pacífico da Nicarágua (na América Central), sem deixar vítimas e danos materiais.

O Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter) informou que o primeiro tremor foi às 14h52 (17h52, Brasília) e teve epicentro a 110 km de Manágua, perto do balneário de Masachapa, no Pacífico. Já o segundo ocorreu às 15h03 (18h03) e teve epicentro a 107 km de Manágua, na mesma região que o primeiro, o mais forte dos dois.

Fonte: Terra

 


Tags: , , , ,

Terremoto de magnitude 5,1 sacode sul do México

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Um tremor de 5,1 graus sacudiu na manhã desta sexta a costa do Pacífico do Estado mexicano de Oaxaca sem deixar vítimas ou danos materiais, informou o Serviço Sismológico Nacional.

O terremoto ocorreu às 05h01 (10h01 GMT) e seu epicentro foi 45 km a sudoeste da localidade de Pinotepa Nacional, com 26 mil habitantes, indicou a entidade sismológica.

Fonte: Terra

 


Tags: , , , ,

Terremoto atinge litoral da Guatemala e de El Salvador

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Um tremor de 4,4 graus na escala aberta Richter sacudiu o litoral do Pacífico de El Salvador e Guatemala sem provocar danos ou vítimas, informou o Serviço Nacional de Estudos Territoriais (SNET).

O epicentro foi localizado no litoral do Pacífico da Guatemala e a profundidade foi 30,7 km devido ao choque das placas Cocos e Caribe.

Fonte: Terra

 


Tags: , , , , ,

Terremoto de magnitude 7,1 atinge ilhas Salomão, no Pacífico

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu as ilhas Salomão neste domingo, registrou o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), mas não havia informações imediatas sobre danos ou vítimas.

Segundo o USGS, o epicentro do terremoto, a 52 quilômetros de profundidade, foi 97 quilômetros a sudoeste de Kira Kira, nas ilhas Salomão, no oceano Pacífico. O evento ocorreu às 20h40 no horário local (6h40 horário de Brasília).

Funcionários de uma rede de comunicações das ilhas Salomão, contactados por telefone desde Sydney, na Austrália, disseram que não tinham conhecimento de qualquer morte ou dano causado pelo terremoto, mas que alguns moradores de uma ilha próxima subiram para terras mais altas com medo de um tsunami.

Fonte: Terra


Tags: , , , , ,

Terremoto de magnitude 4 abala Costa Rica

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Um terremoto de 4 graus na escala Richter abalou nesta quinta-feira a costa do Pacífico da Costa Rica, sem deixar vítimas ou danos, informou hoje o Observatório Vulcanológico e Sismológico (Ovsicori) do país.

O tremor, a 12 quilômetros de profundidade, aconteceu às 14h37 (17h37, Brasília) perto da costa de Quepos, na província de Puntarenas (100 quilômetros da capital San José).

O terremoto de hoje foi o segundo registrado em abril na Costa Rica. No último dia 1º, um abalo de 5,2 graus na escala Richter, com epicentro em Puerto Cortez (300 quilômetros de San José), também não gerou danos.

Fonte: Terra


Tags: , , , , ,

Tremor de 4 graus na escala Richter sacode o sul do Peru

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Um tremor de 4 graus de magnitude na escala Richter sacudiu nesta segunda-feira a região de Ica, no litoral sul do Peru, no entanto ainda não há notícias de mortos nem danos materiais. O epicentro do tremor ficou 29 quilômetros a sudoeste da cidade de Ica a cerca de 54 quilômetros de profundidade, informou o Instituto Geofísico do Peru (IGP).

O terremoto, registrado às 13h09 local (17h09, Brasília) foi sentido em Ica com uma intensidade de 2 a 3 graus na escala modificada de Mercalli e de 2 na mesma escala na localidade de Tinguiña, acrescentou a IGP.

A costa sul do Peru foi devastada em agosto de 2007 por um terremoto de 7,9 graus na escala Richter que deixou 595 mortos, mais 300 desaparecidos e 75 mil casas destruídas. Esta zona ainda está em processo de reconstrução.

O Peru se encontra situado na zona conhecida como Cinto de Fogo do Oceano Pacífico, onde se registram 85% da atividade sísmica mundial.

Fonte: Terra


Tags: , , , , , ,

Ciclone Oli atinge Polinésia Francesa com ventos de até 200km/h

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

O ciclone Oli atingiu a Polinésia Francesa em fevereiro, forçando centenas de pessoas que moram no litoral a deixar a região, afetando o transporte e levando turistas a abrigos temporários.

As autoridades recomendaram aos moradores que ficassem em casa, já que os ventos de até 200 quilômetros por hora provocaram ondas de sete metros.

No Taiti, a principal ilha no vasto território no oceano Pacífico, centenas de pessoas foram forçadas a abandonar as casas próximas à costa na madrugada, embora o impacto tenha diminuído quando a tempestade se afastou.

As ruas foram fechadas para o tráfego, exceto para os veículos de emergência, assim como portos e aeroportos.

Testemunhas citadas por uma rádio francesa disseram que telhados foram arrancados e ao menos um barco naufragou em meio ao temporal. Várias pessoas ficaram levemente feridas, mas não havia registro de mortes ou ferimentos mais graves.

De acordo com o serviço climático francês, a pressão do ar no centro da tempestade deverá diminuir, aumentando a potência do ciclone e criando ventos médios de 175 quilômetros por hora, com rajadas de até 250 quilômetros por hora.

O ciclone, que se move a cerca de 20 quilômetros por hora, está previsto para continuar sua rota em direção ao sudeste, para as ilhas de Tubai e Mataura.

A Polinésia Francesa é um território do arquipélago da Polinésia, dependente da França.

(Reportagem de Daniel Pardon)

Fonte: Terra


Tags: , , , , , ,

Tsunami atinge regiões do Pacífico após forte terremoto no Chile

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Ondas de até 1,5 metros alcançaram no dia 28 de fevereiro regiões distantes do Pacífico, desde o extremo leste da Rússia e Japão às remotas Ilhas Chatham da Nova Zelândia, depois que um forte terremoto estremeceu o Chile, deixando mais de 300 mortos.

As autoridades ordenaram que centenas de milhares de residentes no Japão, Nova Zelândia, Filipinas e da região russa de Kamchatka fossem retiradas logo depois do terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile no sábado, um dos mais poderosos do mundo em um século, mas não havia registros imediatos de danos.

No Japão, uma onda de 1,45 metros alcançou o porto pesqueiro de Otsuchi, na costa norte do Pacífico, informou a agência de notícias Kyodo. Ondas menores chegaram a uma zona do território japonês, desde a pequena ilha de Minamitori, 1.950 quilômetros ao sul de Tóquio, até à ilha de Hokkaido, no norte, disse a Agência Meteorológica do Japão.

Funcionários japoneses recomendaram aos residentes de cerca de 540 mil casas na costa do Pacífico do país que deixassem a zona e disseram que ondas posteriores poderiam ser muito maiores.

“As ondas geradas pelo tsunami estão começando a chegar”, disse o professor Yoshinobu Tsuji, da Universidade de Tóquio, ao canal público de televisão NHK. “Esta não é a última (onda)”, acrescentou.

É o primeiro grande alerta de tsunami no Japão em 17 anos e apenas o quarto desde 1952, disse a Agência Meteorológica do Japão.

Continuar lendo »


Tags: , , , ,