Posts Tagged 'sistema solar'

Sonda espacial Kepler localiza planeta do tamanho da Terra

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Sonda espacial Kepler localiza planeta do tamanho da Terra

Planetas “Kepler 20e” e “Kepler 20f” são mais um achado do supertelescópio lançado em 2009 em busca de novas estrelas e planetas. Os cientistas acreditam que, em um dos planetas, pode ter havido água no passado.

O telescópio da sonda espacial Kepler localizou, pela primeira vez, fora do nosso Sistema Solar, um planeta do tamanho da Terra.

Uma bola laranja praticamente do mesmo tamanho do planeta azul e uma outra um pouco menor do que a Terra. Os dois planetas orbitam em volta de uma estrela, assim como o nosso, e estão a quase mil anos-luz daqui.

Os planetas “Kepler 20e” e “Kepler 20f” são mais um achado do supertelescópio de mesmo nome, lançado no espaço em 2009 em busca de novas estrelas e planetas.

Continuar lendo »


Tags: , , ,

Cientistas: ciclone gigantesco varre Saturno há 5 anos

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Cientistas espanhóis relataram no último mês que um gigantesco ciclone do tamanho do continente europeu varre Saturno há cinco anos, o que faz desta tempestade a mais longa detectada no planeta

O ciclone, cujo vórtice se estende por 4 mil km, é estudado desde 2004 por um grupo de pesquisadores espanhóis a partir de imagens vindas da sonda americana Cassini. “De acordo com nossas observações, o ciclone é o de maior duração dos examinados nos grandes planetas do sistema solar, Júpiter e Saturno”, explicou a principal autora do estudo, Teresa del Rio-Gaztelurrutia.

Os ciclones, caracterizados por um vento que gira na mesma direção que o planeta, não duram tradicionalmente muito tempo, explicou a pesquisadora que dirige uma equipe da Universidade dos Países Bascos para conduzir o trabalho. “Conhecemos ainda muito pouco sobre este gênero de estruturas”, acrescentou.

Continuar lendo »


Tags: , , , ,

Profetas e cientistas prevêem o fim do mundo em outras datas

Categoria: Informações 1 Comentário »

A previsão do vidente mais famoso e respeitado do mundo, o francês Michel de Notredame (Nostradamus), é de que o mundo acabe em 3797, segundo diversos intérpretes de sua obra. Mas a cada dia surgem, principalmente na Internet, novas datas para o fim da humanidade. Algumas baseadas em evidências científicas e outras em visões, avisos divinos e superstições.

Se mesmo no dia 07/07/07, um dia considerado apocalíptico, nada aconteceu e nem em 06/06/06, no chamado feriado da besta, a Terra deixou de existir, dificilmente iria deixar em 08/08/08, 09/09/09, 10/10/10, 11/11/11 e 12/12/12 ou qualquer outra data “cabalística”.

Em 2007  houve uma previsão feita pelo apresentador de televisão Pat Robertson, evangélico ex-candidato à presidência dos Estados Unidos. Dia 2/1/07, em seu programa Clube 700, no canal Christian Broadcasting Network, Robertson disse que Deus o alertou sobre um ataque terrorista que, em setembro deste ano, causaria muitas mortes.

Continuar lendo »


Tags: , , , , , , , , , ,

Tempestade solar! Fim do mundo é em 2012

Categoria: Informações Escreva um comentário »

Sempre se ouve por ai histórias tratando do fim do mundo e parece muito natural que tudo tenha um inicio e um fim. Na verdade, é como o Universo se apresenta para nós.

Estas observações e questionamentos sobre da natureza das coisas é que nos diferencia dos animais e desde os primórdios da humanidade diversas civilizações se ocuparam de tentar compreender o mundo em que vivemos e consequentemente seu início e fim e aqui gostaria de destacar os Maias. Esse glorioso povo pré-colombiano que  possuía um grau de desenvolvimento muito elevado.

Estudos sobre o povo e a cultura Maia trouxeram várias revelações espantosas. Dentre elas, um complexo calendário astronômico que era capaz de prever facilmente e com grande precisão diversos eventos astronômicos. Além disso, ele ainda prevê um fim para o mundo como conhecemos. Fazendo-se uma conversão desse estranho calendário para o nosso atual, temos a data: 21 de dezembro de 2012.

Continuar lendo »


Tags: , , , , , ,

Hubble flagra estrela ‘devorando’ planeta

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Hubble flagra estrela “devorando” planeta

Concepção artística mostra estrela absorvendo matéria do planeta WASP-12b, o mais quente conhecido na Via Láctea

O telescópio Hubble registrou o início do “jantar” de uma estrela na Via Láctea. O prato: o planeta mais quente conhecido na nossa galáxia. Contudo, a refeição não deve ser rápida – os cientistas da Nasa, a agência espacial americana, estimam que vai demorar ainda cerca de 10 milhões de anos até que o planeta WASP-12b seja completamente devorado por sua estrela, a WASP-12.

O planeta está tão próximo de sua estrela que a temperatura nele passa dos 1,5 mil °C e sua forma lembra uma bola de futebol americano. Com uma massa 40% maior que a de Júpiter, o WASP-12b teve sua atmosfera inchada pela ação do calor e está jogando material na estrela.

Segundo a Nasa, a troca de matéria entre dois corpos celestes é comum em um sistema binário, mas é a primeira vez que isso é registrado tão claramente acontecendo com um planeta. “Nós vemos uma grande nuvem de matéria ao redor do planeta, a qual está escapando e será capturada pela estrela. Nós temos também elementos químicos nunca antes vistos em planetas fora do nosso sistema solar”, diz Carole Haswell, da Universidade Open, que liderou os astrônomos. Entre os elementos que a cientista afirma que são absorvidos, estão alumínio, estanho e manganês.

Ainda de acordo com a Nasa, Shu-lin Li, da Universidade de Pequim, já havia teorizado em um artigo que a força gravitacional da estrela havia distorcido a forma do planeta e ele estava tão quente que sua atmosfera havia sido expandida. As observações feitas pelo Hubble confirmam essa teoria, diz a agência espacial.

Fonte: Terra


Tags: , , , , , , ,

Cientistas derrubam seis mitos sobre o fim do mundo

Categoria: Informações, Notícias Escreva um comentário »

O fim do mundo está próximo – 21 de dezembro de 2012, para ser mais exato – segundo teorias baseadas na suposta antiga previsão maia e divulgadas pela máquina de marketing por trás do filme “2012″. Mas será que a humanidade poderia realmente encontrar o seu fim em 2012, afogada em enchentes apocalípticas, atingida por um planeta secreto, tostada por um sol raivoso, ou lançada à deriva por continentes acelerados?

E será que a antiga civilização maia – cujo império teve seu apogeu entre 250 e 900 d.C. onde hoje é o México e a América Central – realmente previu o fim do mundo em 2012? Pelo menos um aspecto desse alarde sobre o fim do mundo em 2012, para algumas pessoas, é muito real: o medo.

O site da Nasa “Pergunte a um astrobiólogo”, por exemplo, recebeu milhares de perguntas sobre a previsão do fim do mundo em 2012: algumas perturbadoras, segundo David Morrison, cientista sênior do Instituto de Astrobiologia da Nasa.

“Muitos dos (que enviaram as perguntas) estão genuinamente assustados”, Morrison disse. “Houve dois adolescentes que estavam pensando em se matar, porque não queriam estar por aqui quando o mundo acabasse”, ele disse. “Duas mulheres nas últimas duas semanas disseram que estavam pensando em matar seus filhos e elas mesmas para não terem que sofrer com o fim do mundo.”

Felizmente, com a ajuda de cientistas como Morrison, a maioria dos cataclismos previstos para 2012 é facilmente explicada.

Mito 1 sobre 2012
Previsão maia do fim do mundo em 2012

O calendário maia não termina em 2012, como alguns afirmaram, e esse povo antigo nunca considerou tal ano como o tempo do fim do mundo, dizem arqueólogos. Mas 21 de dezembro de 2012, (um dia a mais ou a menos) é, todavia, importante para os maias.

“É a época em que o maior ciclo do calendário maia – 1.872.000 dias ou 5.125,37 anos – acaba e um novo ciclo começa”, disse Anthony Aveni, especialista em povo maia e arqueoastrônomo da Universidade Colgate em Hamilton, Nova York.

Os maias registravam o tempo em uma escala que poucas culturas consideraram. Durante o apogeu do império, os maias inventaram a Grande Contagem – um comprido calendário circular que “transplantava as raízes da cultura maia desde a criação do mundo em si”, Aveni disse.

Durante o solstício de inverno de 2012, encerra-se a era atual do calendário da Grande Contagem, que começava no que os maias viam como o último período da criação do mundo: 11 de agosto de 3114 a.C. Os maias escreveram essa data, que precedeu sua civilização em milhares de anos, como o Dia Zero, ou 13.0.0.0.0.

Em dezembro de 2012, a longa era termina e o complicado calendário cíclico volta ao Dia Zero, iniciando outro grande ciclo.

“A ideia é que o tempo se renova, que o mundo se renova novamente – muitas vezes após um período de estresse – da mesma forma que renovamos o tempo no dia de Ano Novo ou mesmo na segunda-feira de manhã”, disse Aveni, autor de “The End of Time: The Maya Mystery of 2012.”

Mito 2 sobre 2012
Continentes em ruptura vão destruir a civilização

Em algumas profecias do fim do mundo em 2012, a Terra se torna uma armadilha mortal ao passar por um “deslocamento de pólos”.

A crosta e o manto do planeta irão de repente se deslocar, girando em torno do núcleo externo de ferro líquido da Terra como a casca de uma laranja gira em torno de sua suculenta fruta.

“2012″, o filme, imagina um deslocamento polar previsto pelos maias, desencadeado por uma força gravitacional extrema sobre o planeta, graças a um raro ¿alinhamento galáctico” – e por uma radiação solar massiva que desestabiliza o centro da Terra ao aquecê-lo.

A ruptura de oceanos e continentes despeja cidades no mar, arrasta palmeiras para os pólos e gera terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas e outros desastres.

Os cientistas descartam cenários tão drásticos, mas alguns pesquisadores têm especulado que um deslocamento mais sutil poderia ocorrer, por exemplo, se a distribuição de massa sobre ou dentro do planeta mudasse radicalmente, devido a, digamos, o derretimento das calotas polares.

O geólogo da Universidade de Princeton Adam Maloof, que estudou extensivamente os deslocamentos polares, disse que a evidência magnética nas rochas confirma que os continentes passaram por um rearranjo drástico, mas o processo levou milhões de anos – lento o bastante para a humanidade não sentir o movimento.

Continuar lendo »


Tags: , , , , , ,

Nem estrela nem planeta, telescópio descobre objeto inclassificável

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

O telescópio espacial Kepler, da Nasa, detectou dois objetos astronômicos que não se encontram em nenhuma categoria conhecida por astrônomos.

Apresentadas no dia5 de janeiro na reunião da Sociedade Americana de Astronomia (AAS, na sigla em inglês), essas entidades que orbitam estrelas são quentes demais para serem planetas, mas muito pequenas para serem consideradas outras estrelas. A temperatura nesses corpos celestes ultrapassa 14 mil graus Celsius.

As principais teorias para a natureza dos objetos englobam os dois extremos do ciclo de vida cósmico. Jason Rowe, responsável pela descoberta, sugere que eles são planetas recém-nascidos, onde normalmente a temperatura é alta.

Já Ronald Gilliland, do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial, diz acreditar que os misteriosos objetos sejam estrelas do tipo das anãs brancas que estão morrendo, perdendo camadas exteriores e encolhendo.

Projetado para localizar objetos semelhantes à Terra, o Kepler já achou, em seis semanas de operação, cinco planetas fora do Sistema Solar. Todos porém, são grandes e quentes, mais parecidos com Júpiter.

O menor deles tem aproximadamente o tamanho de Netuno, o quarto maior planeta do Sistema Solar. De acordo com o chefe da divisão de astrofísica da Nasa, Jon Morse, “é apenas questão de tempo até que as observações do Kepler levem a planetas menores e com períodos mais longos de órbita, aproximando-se cada vez mais da descoberta do primeiro deles análogo à Terra”.

Fonte: Folha Online – Ciência


Tags: , , , , , ,

NASA desmente fim do mundo em 2012

Categoria: Notícias 2 Comentários »

Por meio de um relatório, a Agência Espacial Americana esclarece as dúvidas dos internautas e afirma: o mundo não acaba com o fim do calendário Maia.

O aviso foi dado depois que um site mantido pela NASA foi inundado de perguntas de internautas a respeito de um misterioso planeta chamado Nibiru e do fim do mundo programado para 21 de dezembro de 2012.

A página em questão se chama “Ask an Astrobiologist”, e é mantida por David Morrison como parte de seus trabalhos como Cientista Sênior do Instituto de Astrobiologia da NASA. Nela, o público pode perguntar o que quiser e, ultimamente, foram mais de mil e-mails voltados para as previsões apocalípticas.

Na internet os boatos mais recentes do apocalipse entrelaçam uma complexa trama de provas e evidências que levam a crer que o fim dos tempos será no dia 21 de dezembro de 2012 – ou, mais precisamente, o fim do calendário Maia.

A civilização pré-colombiana surgiu no México há mais de três mil anos, e é conhecida por suas habilidades astronômicas, incluindo a divisão do calendário em 365 dias e a previsão de eventos como eclipses.

A causa dessa destruição prevista nos atuais boatos espalhados na internet seria Nibiru, também chamado de Planeta X, um corpo celeste que teria sido descoberto pelos sumérios. O impacto com a Terra seria precisamente na data em que o calendário Maia termina (numa analogia ao “fim dos tempos”) – e o fato estaria sido mantido em segredo pelo governo.

Continuar lendo »


Tags: , , , , , , , , ,

A 7 ª Profecia Maia

Categoria: Profecias 1 Comentário »

A sétima profecia maia nos fala do momento que o sistema solar em seu giro cíclico sai da noite para entrar no amanhecer da galáxia. Dizem que nos 13 anos que vão desde 1999 a 2012, a luz emitida desde o centro da galáxia sincroniza a todos os seres vivos e lhes permite ascender voluntariamente a uma transformação interna que produz novas realidades.

Que todos os seres humanos tem a oportunidade de mudar e romper suas limitações, recebendo um novo sentido, a comunicação através do pensamento, os homens que voluntariamente encontraram seu estado de paz interior, elevando sua energia vital, elevando sua frequencia de vibração interior do medo até o amor, poderão captar e expressar-se através do pensamento e com ele florecerá um novo sentido.

A energia adicional do raio transmitido por Hunab-Hu ativa o código genético de origem divina nos homens que estiverem com sua frequencia de vibração alta. Este sentido ampliará a consciencia de todos os homens, gerando uma nova realidade individual, coletiva e universal, uma das transformações maiores ocorrerá a nível planetário, pois todos os homens conectados entre si como um só, dará nascimento a um novo ser na ordem galáctica.

A reintegração das consciências individuais de milhões de seres humanos despertará uma nova consciencia na que todos compreenderão que são parte de um mesmo organismo gigantesco. A capacidade de ler o pensamento entre os homens revolucionará totalmente a civilização, desaparecerão todos os limites, terminará a mentira para sempre porque nada poderá ocultar nada, começará uma época de transparencia e de luz que não poderá ser ofuscada por nenhuma violência ou emoção negativa.

Desaparecerão as leis e os controles externos como a policia e o exército, pois cada ser se fará responsável por seus atos e não haverá que implementar nenhum direito ou dever pela força. Será formado um governo mundial e harmônico com os seres mais sábios do planeta, não existirão fronteiras de nacionalidade, terminarão os limites impostos pela propriedade privada e não será preciso dinheiro como meio de intercâmbio.

Iimplementarão-se tecnologias para manejar a luz e a energia e com elas se transformará a matéria, produzindo de maneira sensível todo o necessário, e colocando fim na pobreza para sempre. A excelencia e o desenrolar espiritual serão o resultado de homens em harmonia que realizam atividades com as quais vibram mais alto, ao fazer-lo expandirão sua compreensão.

Sobre a ordem universal, com a comunicação através do pensamento, aparecerá um super sistema imunológico que eliminará as vibrações. Dará-se uma baixa do medo, produzida pelas enfermidades, ao prolongar-se a vida dos homens. A nova era não necessitará de aprendizagem de contraste inverso produzido pelas enfermidades e o sofrimento que caracterizaram os ultimos milhões de anos da história.

A 7 ª Profecia Maia

Os homens que consciente e voluntariamente encontram sua paz interior, entram em uma nova época de aprendizagem por contraste harmônico. A comunicação e a reintegração fará que as experiências, as recordações individuais e conhecimentos adquiridos estejam disponíveis sem egoísmo para todos os demais. Será como una Internet a nível mental que multiplicará exponencialmente a velocidade dos descobrimentos, e se criarão sinergias nunca antes imaginadas.

Continuar lendo »


Tags: , , , , , , , ,