Posts Tagged 'supernova'

Amador descobre gigantesca explosão estelar do quintal de casa

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Um amador fez observações do que já é considerada a maior descoberta da astronomia da Irlanda. Dave Grennan, um desenvolvedor de softwares de 39 anos, observou uma gigantesca explosão estelar, evento conhecido como supernova, do quintal de casa, em Dublin. As informações são do site do jornal The Independent.

Supernovas – gigantescas explosões no final da vida de estrelas supermassivas e que podem destruir outras estrelas e planetas relativamente próximos – não são novidade na astronomia, mas é a primeira vez que uma destas é descoberta a partir de observações feitas em solo irlandês.

“Estamos observando um evento que ainda está se desdobrando, mas que começou há 300 milhões de anos”, diz Grennan à reportagem. O objeto cósmico recebeu o nome de 2010ik após ser confirmado seu status de supernova por instituições internacionais de astronomia.

Conforme a reportagem, Grennan tem vasculhado os céus há anos e já havia descoberto dois asteroides. “Eu me pergunto se existiam pobres almas vivendo em planetas ao redor da estrela quando ela explodiu. Nunca saberemos”, diz o astrônomo amador.

Fonte: Terra


Tags: , , , ,

Estrela causa explosão de raios e surpreende astrônomos

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

O sistema binário surpreendeu os astrônomos ao começar a emitir raios gama

Um time de astrônomos descobriu que uma ‘nova’ – uma explosão que ocorre na morte de alguns tipos de estrelas – pode emitir as mais poderosas energias gama conhecidas na natureza. A descoberta é surpreendente, já que não foi previsto anteriormente que as novas poderiam resultar nessa explosão de raios, ao contrário das brilhantes supernovas (explosões que ocorrem no final da vida de uma estrela massiva). As informações são do site da BBC.

As primeiras observações que indicavam estes dados foram feitas por amadores e agora confirmadas por registros do telescópio Fermi – que detecta raios gama. A descoberta vai contra teorias de como as estrelas evoluem e morrem. O estudo foi publicado no jornal especializado Science.

Estrelas maiores costumam morrer com uma gigantesca explosão conhecida como supernova, a qual gera um grande e rápido movimento de partículas em grandes campos magnéticos. A colisão dessas partículas com outras matérias causa os raios gama – a mais enérgica forma da luz.

Continuar lendo »


Tags: , , , , , ,