Posts Tagged 'tempestade solar'

Atividade solar está abaixo do previsto para 2013

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

São Paulo – A Nasa anunciou que a atividade do Sol em 2013 está abaixo do previsto. Este ano é considerado o período de pico do Sol, mas a movimentação continua fraca.
O Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos. O auge desse ciclo acontece agora, em 2013. Por isso, muitos países já começaram a buscar maneiras de se preparar para uma grande tempestade solar.
As tempestades solares acontecem por causa das manchas solares, regiões onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético. Quando atingem a Terra, as tempestades podem causar danos em equipamentos eletrônicos, como satélites, GPS, além de transformadores e linhas de transmissão de alta tensão, por exemplo.
A Nasa está espantada porque a atividade do Sol em 2013 está abaixo do previsto pelos astrônomos. As manchas solares, que costumam aumentar de volume durante o pico de atividade do Sol, estão aquém dos valores registrados em 2011. Além disso, as fortes explosões na camada mais externa do Sol estão pouco frequentes.
O Observatório Solar Dinâmico (SDO) é o responsável por monitorar as movimentações no Sol. Ele fotografou algumas pequenas manchas em uma região que costuma ficar cheia de pontos escuros durante os picos de atividade.

 Apesar de a atividade do Sol ser considerada baixa, uma grande erupção solar lançou um fluxo de radiação em direção a Marte. A Nasa optou por desligar o Curiosity temporariamente para evitar danos no jipe-robô.

Fonte: Infociência


Tags: , , , ,

Tempestade solar catastrófica pode atingir a Terra

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

São Paulo – A Academia Real de Engenharia do Reino Unido alertou sobre os riscos de uma supertempestade solar que pode atingir a Terra em breve. Em relatório, os cientistas destacam que o evento é inevitável e pedem medidas preventivas.

Essas tempestades são causadas por manchas solares, regiões onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético.

O Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos. O auge desse ciclo acontece agora, em 2013. Por isso, muitos países já começam a buscar maneiras de se preparar para uma grande tempestade solar.

Segundos o jornal Huffington Post, os pesquisadores britânicos anunciaram que essa supertempestade é um evento de proporções raras. Isso porque erupções solares responsáveis por causar tempestades na Terra são muito comuns. Mas essa que se aproxima deve ser parecida com o Evento de Carrington, que aconteceu em 1 de setembro de 1859. Na ocasião, postos de telégrafo pegaram fogo e as redes tiveram grandes interrupções. Também foram registrados distúrbios no campo magnético da Terra.

Continuar lendo »


Tags: , , , , , , ,

Nasa fotografa aurora boreal nos EUA

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

São Paulo – A Nasa divulgou uma fotografia da aurora boreal que atinge os EUA desde sábado (16). O efeito é resultado de uma forte tempestade solar que alcançou a Terra.

A imagem foi feita por um visitante europeu no Badlands National Park, na Dakota do Sul. A Nasa também divulgou outra foto de Jeff Berkes capturada em Maryland, na região nordeste do país.

A aurora boreal é causada pelos ventos solares, os quais carregam as partículas elétricas liberadas nas explosões solares. Quando atingem o campo magnético da Terra, algumas dessas partículas ficam retidas, o que provoca a intensa luminosidade no céu.

O efeito dessa aurora boreal é resultado da combinação de duas ejeções de massa coronal do Sol. São elas as responsáveis por conduzir partículas solares energizadas em direção à Terra em uma velocidade que pode alcançar 200 km/s.

Fonte: Info Ciência


Tags: , , ,

Antimatéria é produzida durante tempestade

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Instrumentos a bordo de telescópio da NASA detectam um fenômeno inédito: a produção de antimatéria sobre trovoadas na Terra.

Antimatéria é produzida durante tempestade

Simulação em computador mostra raios gama que darão origem às partículas de antimatéria

A detecção foi feita com o Fermi Gamma-ray Space Telescope e pode ajudar a esclarecer alguns dos segredos dessas partículas, que permanece um dos maiores mistérios da ciência.

Por definição, a antimatéria é idêntica à matéria, a não ser pelo fato de possuir carga oposta.  Por isso, as duas se aniquilam quando entram em contato uma com a outra.

Segundo todos os cálculos astronômicos, no momento do Big Bang (a grande explosão que, de acordo com as teorias mais aceitas, deu origem ao Universo) matéria e antimatéria devem ter se formado em quantidades equivalentes. No entanto, enquanto conseguimos perceber que nosso mundo é feito de matéria, a antimatéria parece ter desaparecido.

Continuar lendo »


Tags: , , , , ,

Tempestade solar! Fim do mundo é em 2012

Categoria: Informações Escreva um comentário »

Sempre se ouve por ai histórias tratando do fim do mundo e parece muito natural que tudo tenha um inicio e um fim. Na verdade, é como o Universo se apresenta para nós.

Estas observações e questionamentos sobre da natureza das coisas é que nos diferencia dos animais e desde os primórdios da humanidade diversas civilizações se ocuparam de tentar compreender o mundo em que vivemos e consequentemente seu início e fim e aqui gostaria de destacar os Maias. Esse glorioso povo pré-colombiano que  possuía um grau de desenvolvimento muito elevado.

Estudos sobre o povo e a cultura Maia trouxeram várias revelações espantosas. Dentre elas, um complexo calendário astronômico que era capaz de prever facilmente e com grande precisão diversos eventos astronômicos. Além disso, ele ainda prevê um fim para o mundo como conhecemos. Fazendo-se uma conversão desse estranho calendário para o nosso atual, temos a data: 21 de dezembro de 2012.

Continuar lendo »


Tags: , , , , , ,