Posts Tagged 'tragédia'

Conheça as 10 previsões catastróficas mais interessantes

Categoria: Informações Escreva um comentário »

O filme “2012″ traz à tona novamente a discussão sobre o fim do mundo. Durante séculos, as pessoas se acostumaram a conviver com perspectivas catastróficas tratadas desde o calendário maia até previsões de profetas mais atuais. No entanto, estes cenários apocalípticos partilham algo em comum: eles nunca ocorrem. Por causa disso, o site científico Live Science resolveu escolher as 10 premonições mais interessantes que nunca aconteceram.

Galinha profeta de Leeds, 1806
A história tem inúmeros exemplos de pessoas que proclamam o retorno iminente de Jesus Cristo, mas nenhuma mensagem é mais estranha do que a da galinha de um inglês na cidade de Leeds, em 1806. O que contam é que a “galinha profeta” começou a botar ovos com a frase “Cristo está chegando”. As notícias deste milagre se espalharam e muitas pessoas se convenceram de que o juízo final estava à mão. Até que alguém descobriu que tudo não se passava de uma farsa.

Os millerites, 23 de abril de 1843
Um fazendeiro da Nova Inglaterra chamado William Miller, após ter feito durante vários anos um estudo muito cuidadoso de sua Bíblia, concluiu que o tempo escolhido por Deus para destruir o mundo poderia ser adivinhado a partir de uma interpretação estritamente literal da escritura.

Ele explicou para quem quisesse ouvir que o planeta chegaria ao seu fim em algum momento entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. O fazendeiro pregou e espalhou a notícia o suficiente para que milhares de seguidores – conhecidos como Millerites – decidissem que a data efetiva seria em 23 de abril de 1843.

Muitas pessoas venderam ou deram seus bens, admitindo que eles não seriam mais necessários, mas quando chegou o esperado 23 de abril, e Jesus Cristo não veio, o grupo finalmente se dissolveu – com alguns integrantes formando o que hoje são os adventistas do Sétimo Dia.

Mórmon e o Armageddon, 1891
Joseph Smith, fundador da Igreja Mórmon, convocou uma reunião de líderes de sua igreja em fevereiro de 1835 para contar que tinha falado com Deus recentemente e, que durante a conversa, tinha ouvido que Jesus Cristo retornaria nos próximos 56 anos. Nesta data, o fim do mundo seria iniciado imediatamente.

Cometa Halley, 1910
Em 1881, um astrônomo descobriu por meio da análise espectral que as caudas dos cometas eram compostas por um gás mortal chamado cianogênio, conhecido também como cianeto. Esta foi apenas uma notícia de interesse passageiro até que alguém alertou que a Terra poderia passar pela cauda do cometa Halley em 1910.

Será que todos no planeta seriam atingidos por um gás tóxico mortal? A especulação foi reproduzida nas primeiras páginas do jornal americano The New York Times e outros periódicos, gerando um pânico em massa no próprio país e no exterior. No entanto, os cientistas conseguiram explicar que não havia nada a temer.

Pat Robertson, 1982
Em maio de 1980, um televangelista e fundador da Coalização Cristã, Pat Robertson, assustou e alarmou a população – ao contrário de Mateus 24:36 (“Ninguém sabe que dia ou hora, nem os anjos no céu”) – ao informar em seu programa de TV que ele sabia que o mundo ia acabar. “Eu garanto que até o final de 1982 o mundo terá o juízo final”, disse Robertson.

Continuar lendo »


Tags: , , , , , ,

NASA mostra falha que causou tremor no Haiti

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Dados coletados do espaço mostram a provável responsável pelo terremoto que atingiu o Haiti.

No dia 12 de janeiro, tremores de 7 graus devastaram a capital, Porto Príncipe. As autoridades no local estimam que o número de mortos pode chegar a 200 mil – e a cidade encontra-se em estado de caos, com falta de água, comida, medicamentos e aumento da violência.

Hoje, um novo tremor de 6 graus foi registrado no país pela manhã e, embora muitas medições falhem na previsão de tremores, dados divulgados pela NASA podem ajudar a entender as causas da tragédia.

A responsável por esses acontecimentos é, muito provavelmente, a falha Enriquillo – uma diagonal bem no centro da imagem. A capital Porto Príncipe está imediatamente à esquerda (norte) da falha, entre a montanha e o mar.

A Enriquillo geralmente se move horizontalmente à esquerda, mas movimentos verticais podem ocorrem quando irregularidades causam compressões inesperadas.

Continuar lendo »


Tags: , , , ,

Confira os terremotos mais graves dos últimos 20 anos

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

O Haiti, país mais pobre da América, sofreu hoje um terremoto de 7 graus na escala Richter. As consequências ainda são desconhecidas devido às dificuldades de comunicação, mas, segundo previsões, serão catastróficas. Embora até o momento não tenha sido feito um reporte oficial de vítimas ou danos materiais, a comunidade internacional, que já começa a anunciar o envio de ajudas humanitárias, teme uma tragédia de grandes proporções perante a precariedade das edificações no Haiti.

O sismo, que também foi sentido na República Dominicana e em Cuba, aconteceu às 19h53 pelo horário de Brasília e o epicentro estava 15 quilômetros a sudoeste de Porto Príncipe, capital do país. Depois foram registradas três réplicas, de 5,9, 5,5 e 5,1 graus.

Confira alguns dos terremotos mais graves ocorridos no mundo nos últimos 20 anos:

16 julho 1990: Manila e várias províncias de Luzon, Filipinas, são atingidas por um terremoto de 7,7 graus na escala Richter, que deixa 1.597 mortos.

20 outubro 1991: Cerca de 2 mil pessoas morrem em um terremoto de 6,1 graus Richter em Uttar Pradesh, norte da Índia.

22 março 1992: O leste da Turquia é arrasado por um abalo de 6,3 graus. O balanço foi de mil de vítimas fatais e 50 mil pessoas desabrigadas.

13 dezembro 1992: A Ilha de Flores, Indonésia, é atingida por um tremor de 7,5 graus, que mata cerca de 2,5 mil pessoas.

30 setembro 1993: Um total de 7.601 mortos e 15.846 feridos por um terremoto de 6,4 graus no Estado indiano de Maharashtra.

17 janeiro 1995: Um tremor de terra de 7,2 graus deixa 6,4 mil vítimas fatais na cidade de Kobe, oeste do Japão.

28 maio 1995: Um abalo de 7,5 graus deixa 1.989 mortos na cidade de Neftegorsk, norte da ilha de Sakhalin, extremo oriente da Rússia.

28 fevereiro 1997: Mil vítimas é o balanço de um terremoto de 5,5 graus no noroeste do Irã.

10 maio 1997: O leste do Irã, especialmente a província de Khorasan, é devastado por um abalo de 7,1 graus, que mata 1.560 pessoas.

Continuar lendo »


Tags: , , ,