Posts Tagged 'Via Láctea'

Galáxia 2 mil vezes maior que a Via Láctea é descoberta

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Paris – O telescópio da Agência Espacial Europeia (ESA) descobriu uma nova galáxia que fabrica estrelas a uma velocidade 2 mil vezes superior a da Via Láctea, o que questiona as teorias atuais sobre a evolução de nossa nebulosa.

A nova galáxia, denominada HFLS3 e observada quando o Universo tinha menos de 1 bilhão de anos frente aos atuais 13.810 bilhões de anos, parece pouco mais do que um ponto na imagem capturada pelo telescópio espacial, disse nesta quarta-feira a ESA em comunicado.

Mas sua “decepcionante aparência” não deve ser enganosa, pois “essa pequena mancha é na realidade uma fábrica de estrelas que transforma furiosamente o gás em novas estrelas”.

Apesar de sua curta idade, a galáxia recém-descoberta pelos cientistas tinha então uma massa similar a da Via Láctea na atualidade, por isso que deduzem que com outros 13 bilhões de anos de crescimento poderia ter se transformado na “galáxia de maior massa conhecida no Universo”.

Essa dedução implica em um enigma pois, segundo as teorias que atualmente são feitas pelos especialistas sobre a evolução das galáxias, nenhuma deveria ter essa massa em um curto período de tempo- em escala espacial – desde a explosão do Big Bang.

Continuar lendo »


Tags: , ,

Colisão vai por fim a Via Láctea em 4 bi de anos

Categoria: Informações 1 Comentário »

São Paulo – Um estudo feito com ajuda do Telescópio Hubble, da Nasa, descobriu que em quatro bilhões de anos, a Via Láctea deixará de existir. Segundo os cientistas, outra galáxia irá colidir com a nossa.

Essa galáxia, a Andrômeda, tem o mesmo tamanho da Via Láctea e está a 2,5 milhões de anos-luz de distância. Isso a torna a galáxia mais próxima da nossa. Acontece que ela caminha para uma inevitável colisão frontal com a Via Láctea.

Nos dois bilhões de anos seguintes após a batida, uma única galáxia será formada. Essa colisão entre a Via Láctea e Andrômeda deve ejetar o Sistema Solar para fora da posição atual, a 26.000 anos-luz do centro da galáxia. Com isso, o Sol pode ir para bem longe da Via Láctea. Porém, a Terra não está em perigo, segundo a Nasa.

Quando essa colisão acontecer, um novo corpo galáctico irá surgir a partir da união de Andrômeda com a Via Láctea. Segundo cálculos astronômicos, essa nova galáxia terá forma elíptica, ao invés do atual formato espiral da Via Láctea.

Continuar lendo »


Tags: , , , ,

Telescópio estuda buraco negro na Via Láctea

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

Telescópio estuda buraco negro na Via LácteaO GX 339-4 está cercado por um disco de material (em vermelho) sendo puxado de uma estrela vizinha (amarela)

São Paulo- Pesquisadores começam a desvendar alguns dos mistérios que envolvem a formação dos buracos negros ao estudar um corpo a cerca de 20 mil anos-luz da Terra.

O GX 339-4 está próximo do centro da Via Láctea e possui pelo menos seis vezes a massa do Sol e um campo magnético 30 mil vezes mais forte que o da Terra.

Como todo buraco-negro, ele possui matéria tão densa, e tanta gravidade, que nem mesmo a luz escapa de seus arredores. No caso, este corpo é orbitado por uma estrela companheira que o alimenta, fornecendo material que é em parte absorvido e, em parte, liberado em potentes jatos eliminados com quase a velocidade da luz.

Esses jatos revelam muito sobre o ambiente extremo dos buracos negros, e foi justamente para estuda-los que os astrônomos utilizaram o Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE), telescópio da Nasa que tira fotos do céu em infravermelho a cada 11 segundos.

Continuar lendo »


Tags: , , ,

Hubble flagra bolha do tamanho da Via Láctea

Categoria: Notícias Escreva um comentário »

O telescópio Espacial Hubble fotografou uma bolha verde fantasmagórica flutuando perto de uma galáxia espiral.

Hubble flagra bolha do tamanho da Via Láctea

Chamada de Voorwerp de Hanny (holandês para O Objeto de Hanny), ela é a única parte visível de um feixe de gás com 300 mil anos-luz de comprimento que envolve a galáxia IC 2947.

O Voorwerp é do tamanho da Via Láctea e sua cor esverdeada é resultado do oxigênio.

Continuar lendo »


Tags: , , ,